Santa Teresinha, rogai por nós !

Santa Teresinha, rogai por nós !

segunda-feira, 3 de março de 2014

Abertura da Quaresma e Campanha da Fraternidade

Dia 05 de março próximo a Igreja Católica, em todas as paróquias, celebra a abertura da Quaresma e da Campanha da Fraternidade, rumo à Páscoa do Senhor, Vida Nova!
Na Igreja Santa Teresinha haverá missa, neste dia 05, quarta feira de cinzas, às 19h, com o rito da imposição das cinzas, sinal de nossa caminhada de conversão pessoal,  comunitária e social.

Acesse os Materiais da CF/2014:  http://cnbb.org.br/home-1/calendario-planejamento/cat_view/241-cf-campanha-da-fraternidade/461-cf-2014/501-materiais-de-formacao-cf-2014


Dimensão Comunitária da Quaresma .........................

A Campanha da Fraternidade (CF) sempre se realiza durante a Quaresma, período de preparação à Páscoa. A Quaresma é tempo de conversão, de mudança interior, de graça e salvação. Preparamo-nos para viver de maneira intensa, livre e amorosa o momento mais importante do ano litúrgico e da história da salvação: Páscoa.
A espiritualidade quaresmal é caracterizada por atenta e prolongada escuta da palavra de Deus. Ela ilumina a vida e chama à conversão, infundindo confiança na misericórdia de Deus.
No Brasil, a dimensão comunitária da Quaresma é vivenciada e assumida pela CF.
A cada ano, a Igreja destaca uma situação da realidade social que precisa ser modificada
A CF ilumina de modo particular os gestos fundamentais desse ano litúrgico: oração, jejum e esmola.

- Oração –
A Quaresma é tempo de uma mais assídua e intensa oração pessoal e comunitária, entendida como diálogo como Pai, por Cristo. Rezar é renovar a aliança com o Senhor. O exercício da oração está inseparavelmente ligado à conversão, através da qual as pessoas se tornam mais abertas e disponíveis às iniciativas da ação de Deus. Orar auxilia a comunidade e o batizado, em especial, no discernimento do projeto de Deus diante da realidade sofrida de tantos irmãos, vítimas de relações sociais injustas; da prática de uma política, muitas vezes, desvirtuada, que não se orienta pela busca e promoção do bem comum, mas pela procura de interesses pessoais ou de grupos.

- Jejum –
Jejuar e abster-se de carne, na afirmação do profeta Isaías, consiste em libertar os cativos, acabar com a opressão, dividir o pão com o pobre, hospedar o que não tem casa, vestir o nu. O jejum deve ser expressão de renovação interior, de autodomínio, de participação na paixão de Cristo, de desprendimento e de liberdade perante os bens terrenos, que dispõe à fraternidade e à solidariedade. Em nossa realidade, o jejum ganha característica de compromisso com a população empobrecida, em permanente jejum, forçado não só pela falta de comida, mas também por não ter acesso à educação, saúde, moradia e às condições mínimas de saneamento básico.
Jejuar, então, é privar-se de alimento destinando-o aos que passam fome e assumir atitude positiva de colaborar para a superação de mecanismos que geram opressão e marginalização... Quem tem o suficiente é chamado a jejuar, como ato de louvor a Deus, destinando esses recursos aos irmãos sofredores, no Gesto Concreto da CF. São chamados também, e talvez mais fortemente, a gestos de solidariedade que garantam pleno exercício de cidadania para todos.

- Esmola –
A esmola, na perspectiva da Cf e da Quaresma, confere aos gestos de generosidade humana uma dimensão evangélica profunda que se expressa na solidariedade. Coloca o batizado e a comunidade face a face com irmão pobre e marginalizado, para ajudá-lo e promovê-lo. Dar esmola não é dar apenas dinheiro, roupa, um prato de comida, às vezes por descarga de consciência, ou para livrar-se de importunação. É doar-se aos irmãos no serviço fraterno, na participação em movimentos e projetos populares para a geração de empregos, para maior democratização da posse da terra, no campo e na cidade, para a construção de moradia para todos, para a ampliação dos postos de saúde e atendimento... É ajudar a pessoa a desenvolver suas capacidades, a fim de que seja sujeito de sua promoção.
(Texto Base CF )

CF É UM MOMENTO FORTE DE EVANGELIZAÇÃO

A Campanha da Fraternidade (CF) é um momento privilegiado da ação evangelizadora e pastoral da Igreja no Brasil.
Iniciada em 1962, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, a CF alcançou dimensão nacional em 1964.
A Campanha da Fraternidade acontece na Quaresma e, como convém a esse tempo litúrgico, suscita um apelo à conversão para a justiça, o amor, a fraternidade e a paz. Como elemento motivador, ela traz sempre um tema relevante da convivência humana, que interpela a consciência das pessoas e exige conversão profunda e repostas concretas, tanto por parte da Igreja, quanto da sociedade.
A CF tem sido, ao longo de muitos anos, um processo educativo que ajuda a perceber as exigências da Palavra de Deus diante dos problemas concretos da sociedade. Desse modo, têm se conseguido três importantes resultados: a) estimular os agentes de pastoral e os fiéis a estudarem, de modo mais intenso, a Palavra de Deus e aprofundarem as conseqüências práticas da fé; b) comunicar ao público em geral, fora dos ambientes eclesiásticos, a voz profética da Igreja diante de graves questões sociais e sensibilizar a sociedade como um todo para a temática em questão; c) incentivar iniciativas pastorais concretas como resposta aos clamores da realidade analisada e às exigências da Palavra de Deus intensamente refletidas nas comunidades.

QUARESMA E CF
A Quaresma «nos quer guiar precisamente a esta salvação integral».
Quaresma é tempo de conversão, tempo de superar as tentações, tempo de assumir novos valores e redirecionar a vida para o amor a Deus e ao próximo, em especial ao mais sofrido, excluído.
A conversão pessoal, comunitária e social:
Pessoal: aproveite as motivações deste tempo santo para realizar uma séria revisão de vida, superar as deficiências e imaturidades e aprofundar o amor ao próximo e a Deus.
Comunitária: enquanto Igreja, Corpo Místico de Cristo,  formamos comunidades que precisam viver melhor o Evangelho, vencer as contradições e o desamor.
Social: seguindo os ensinamentos da Igreja, iremos evangelizar a sociedade, favorecendo relações justas e fraternas, respeitadoras da dignidade do homem e da mulher e criadoras de vida para todos. Viver intensamente a Campanha da Fraternidade ajuda-nos a realizar essas dimensões da espiritualidade quaresmal,  preparando-nos para o momento mais importante do ano litúrgico, da história da Salvação, a Páscoa, a Aliança definitiva, vitória sobre o pecado, a escravidão e a morte.

Quaresma, tempo para aprender a ver o mundo com os olhos de Jesus
VER
 OLHAR  DA IGREJA
A Igreja quer ver a realidade com o olhar amoroso que reconhece no outro a imagem e semelhança de Deus, e assim deixar-se interpelar pela condição humana com suas alegrias e sofrimentos, desejos e frustrações, realizações e fracassos. Este olhar nos convoca a atitudes fraternas que expressam tanto no cuidado pessoal, quanto na atuação social e política sobre as estruturas de pecado que sustentam o sistema da violência e do poder e  força pelas armas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário